VOCÊ ENCONTROU O QUE QUERIA? PESQUISE. Nas guias está a matéria que interessa a você.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.
GUIAS (OU ABAS): 'este blog', 'blogs interessantes', 'só direito', 'anotações', 'anotando e pesquisando', 'mais blogs'.

terça-feira, 9 de julho de 2013

MUTIRÃO DA CDHU NO CEJUSC DE CATANDUVA ALCANÇA 70% DE ACORDOS

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Catanduva (Cejusc) realizou na semana passada mutirão para beneficiar mutuários inadimplentes da CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano. Na cidade há cerca de 600 pessoas com prestações da CDHU atrasadas, mas que ainda não foram acionadas judicialmente. Nesta primeira etapa do mutirão, a metade – ou seja, 300 inadimplentes – foi convidada a participar de audiência para tentativa de acordo pré-processual.
        Em dois dias (25 e 26 de junho) compareceram 207 mutuários, dos quais 144 chegaram a um acordo, o que representa um índice de sucesso de aproximadamente 70%. Outras 26 famílias
também manifestaram interesse pela conciliação, mas como não estavam com a documentação necessária, retornarão no dia 13 de agosto, data da segunda etapa do mutirão. Caso cheguem a um acordo, como se espera, a média subirá para 82%. Resultado: em apenas dois dias, quase 200 famílias tiveram sua situação resolvida, evitando o ajuizamento de ações para desocupação.
        Caráter social
        Mais do que impedir a distribuição de novas ações no Poder Judiciário, contribuindo, assim, para a redução do número de processos, o mutirão pré-processual repercute também na ordem social, uma vez que as famílias ficam aliviadas por resolver sua situação junto à CDHU, afastando o risco de perda da casa própria. Além disso, o acordo permite a imediata exclusão de nomes nos serviços de proteção ao crédito.
        Serviço e cidadania
        No mutirão, os mutuários ainda recebem orientação dos conciliadores sobre a importância de se pagar em dia as prestações, as consequências de não fazê-lo e outros esclarecimentos sobre situações que poderiam gerar dúvidas na relação contratual com a CDHU. Desta forma, os mutuários tornam-se mais conscientes de seus direitos e obrigações, contribuindo para o aperfeiçoamento da cidadania.     

Fonte: TJSP

Comente, divulgue, assine. Será sempre bem recebido!
Conheça mais. Faça uma visita aos blogs disponíveis no perfil: artigos e anotações sobre questões de Direito, Português, poemas e crônicas ("causos"): https://plus.google.com/100044718118725455450/about.
Esteja à vontade para perguntar, comentar ou criticar.

Maria da Glória Perez Delgado Sanches
Membro Correspondente da ACLAC – Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo, RJ.

Nenhum comentário:

ITANHAÉM, MEU PARAÍSO

ITANHAÉM, MEU PARAÍSO
Se você pudesse escolher um lugar no mundo para viver, qual seria?

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

Arquivo do blog