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quarta-feira, 13 de novembro de 2013

QUEM SÃO OS 100 MAIORES LITIGANTES NA JUSTIÇA?

De que vale tanta publicidade para depois ver seu nome entre os cem maiores litigantes ou depreciado no Reclame Aqui?

Muitas empresas aderiram a ferramentas novas, para bem atender o consumidor. A Revista Época de 4/11/2013 divulgou o nome dos vencedores do Prêmio Época Reclame Aqui: as melhores empresas para o consumidor. 

Por outro lado, o CNJ publicou, em março de 2011, o nome dos 100 maiores litigantes no Judiciário, separados em quatro outras listas, que detalham os maiores litigantes nacionais (acesse http://www.cnj.jus.br/images/pesquisas-judiciarias/pesquisa_100_maiores_litigantes.pdf).

Para ilustrar: estão no topo da lista nacional o INSS, a União, a Caixa Econômica Federal e os Bancos Bradesco, do Brasil, Finasa, Santander, HSBC e ABN, a Brasil Telecom Celular, o Estado do Rio Grande do Sul e os Municípios de Manaus e de Goiânia. O ranking divulga lista separada dos litigantes na Justiça Federal, Estadual e do Trabalho.

A presença da União não é novidade: muito se tem falado que o Judiciário, não fosse a litigiosidade e o número de ações que envolvem o Estado (federal, estadual e municipal), suas empresas e autarquias (e a Previdência é uma entidade autárquica da União), a Justiça, para todos, seria mais ágil.

O que causa espanto é a presença dos bancos. Se é da natureza de suas atividades emprestar dinheiro e financiar bens, quando contratos não são honrados a solução encontrada é o Judiciário. Se melhor analisarmos, veremos que o custo dos contratos daqueles que pagam suas contas tem, embutido, as despesas para a cobrança dos inadimplentes. O risco da atividade é compensado - com grande margem -, como demonstram os lucros demonstrados nos balanços publicados anualmente.

Quem paga a conta? O (bom) cliente, é claro!

De lá para cá há novidades, que devem alterar nova lista: existem instituições que têm demonstrado boa vontade para resolver, pela conciliação, os conflitos instalados, e pelo setor de atendimento ao consumidor, aqueles que poderiam levar a uma lide. Entre as instituições financeiras são ainda poucos aqueles que levam a nova política a sério. Mas é um cartão de visitas. 

Pesquise, informe-se. Bom atendimento não tem preço!



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Maria da Glória Perez Delgado Sanches
Membro Correspondente da ACLAC – Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo, RJ.




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