De que vale tanta publicidade para depois ver seu nome entre os cem maiores litigantes ou depreciado no Reclame Aqui?
Muitas empresas aderiram a ferramentas novas, para bem atender o consumidor. A Revista Época de 4/11/2013 divulgou o nome dos vencedores do Prêmio Época Reclame Aqui: as melhores empresas para o consumidor.
Por outro lado, o CNJ publicou, em março de 2011, o nome dos 100 maiores litigantes no Judiciário, separados em quatro outras listas, que detalham os maiores litigantes nacionais (acesse http://www.cnj.jus.br/images/pesquisas-judiciarias/pesquisa_100_maiores_litigantes.pdf).
A presença da União não é novidade: muito se tem falado que o Judiciário, não fosse a litigiosidade e o número de ações que envolvem o Estado (federal, estadual e municipal), suas empresas e autarquias (e a Previdência é uma entidade autárquica da União), a Justiça, para todos, seria mais ágil.
O que causa espanto é a presença dos bancos. Se é da natureza de suas atividades emprestar dinheiro e financiar bens, quando contratos não são honrados a solução encontrada é o Judiciário. Se melhor analisarmos, veremos que o custo dos contratos daqueles que pagam suas contas tem, embutido, as despesas para a cobrança dos inadimplentes. O risco da atividade é compensado - com grande margem -, como demonstram os lucros demonstrados nos balanços publicados anualmente.
Quem paga a conta? O (bom) cliente, é claro!
De lá para cá há novidades, que devem alterar nova lista: existem instituições que têm demonstrado boa vontade para resolver, pela conciliação, os conflitos instalados, e pelo setor de atendimento ao consumidor, aqueles que poderiam levar a uma lide. Entre as instituições financeiras são ainda poucos aqueles que levam a nova política a sério. Mas é um cartão de visitas.
Pesquise, informe-se. Bom atendimento não tem preço!
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Maria da
Glória Perez Delgado Sanches
Membro Correspondente da ACLAC –
Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo, RJ.
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