VOCÊ ENCONTROU O QUE QUERIA? PESQUISE. Nas guias está a matéria que interessa a você.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.
GUIAS (OU ABAS): 'este blog', 'blogs interessantes', 'só direito', 'anotações', 'anotando e pesquisando', 'mais blogs'.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

SEMANA NACIONAL DA CONCILIAÇÃO ATENDE MAIS DE 56 MIL PESSOAS NO ESTADO DE SÃO PAULO


No Parque da Água Branca, onde foram realizadas as audiências da fase pré-processual na Capital, índice de acordos chegou a 82,5%
        Quem está acostumado a visitar o Parque da Água Branca (Zona Oeste da capital paulista) para caminhar, correr, passear, descansar à sombra das árvores, ouvir o canto dos pássaros ou mesmo para fazer sua leitura preferida, teve contato, nas duas últimas semanas, com outro visual, muito diferente. A ...
arena, que normalmente recebe exposições de animais, cedeu lugar a uma enorme tenda branca, com 32 salas de audiências.
        Isso porque, o parque abrigou, de 7 a 14 de novembro, as atividades da Semana Nacional da Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para resolver conflitos que ainda não chegaram à Justiça, os chamados casos pré-processuais. A abertura do evento aconteceu dia 7, no salão administrativo do parque, com as presenças dos presidentes do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori, e do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargador Newton de Lucca.
        No parque foram concentrados casos das áreas cível e de família, com a realização de 946 audiências em que foram obtidos 781 acordos, o que representa um índice de 82,5%.
        A Semana Nacional da Conciliação contou com atividades em todo o Estado de São Paulo. No total, mais de 56 mil pessoas foram atendidas durante os oito dias de mutirão, em 24.489 audiências realizadas, das quais 10.679 resultaram em acordo, o que significa um índice de êxito de 43,6%, movimentando mais de R$ 46 milhões.
        Uma das novidades deste ano é que as audiências não se restringiram aos dias úteis, mas também no sábado e no domingo (10 e 11) para atender às pessoas que não puderam comparecer durante a semana.
        Só nesses dois dias, quase duzentas famílias conseguiram organizar sua vida durante o mutirão da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano – CDHU. Foram realizadas 230 audiências na capital e o índice de acordos foi superior a 90%, que somaram cerca de R$ 1,6 milhão. As dívidas puderam ser diluídas em várias prestações, com valores compatíveis com a renda de cada mutuário.
        A conciliadora Ignês Gambelli, que geralmente atua no Fórum de Santana, foi uma das voluntárias que trabalhou na Semana da Conciliação e ficou satisfeita com os resultados. “As partes saem daqui orientadas a fazer os procedimentos necessários para regularizar tudo que estava desorganizado. Por exemplo, há pessoas separadas que ainda levam o nome do esposo, mesmo divorciadas. Muitos vão embora emocionados, chorando ao regularizar sua situação”, enfatizou.
        Andréia, por exemplo, ficou casada por 11 anos e há nove está separada. Ela se credenciou pelo site do TJSP, recebeu a comunicação com data e horário da audiência de divórcio e saiu feliz por resolver sua situação. O casal colocou um ponto final em todas as pendências, até mesmo o valor da pensão alimentícia e a regulamentação das visitas. Com o mandado de averbação em mãos, teve apenas que levar ao cartório de registro civil, sem dor de cabeça e gastos financeiros com advogado ou custas processuais.
        CASC - O Comitê de Ação Social e de Cidadania do Tribunal de Justiça de São Paulo esteve presente no Parque da Água Branca durante o evento. As funcionárias do setor divulgaram a Campanha Doar é Legal – A vida é recarregável a todos que compareceram no local na Semana Nacional da Conciliação. Nesse período foram registradas 432 adesões à campanha.

        NR: Texto originalmente publicado no DJE de 14/11

        Comunicação Social TJSP –LV (texto)
        imprensatj@tjsp.jus.br

Maria da Glória Perez Delgado Sanches

Membro Correspondente da ACLAC – Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo, RJ.

Conheça mais. Faça uma visita blogs disponíveis no perfil: artigos e anotações sobre questões de Direito, português, poemas e crônicas ("causos"): http://www.blogger.com/profile/14087164358419572567
Pergunte, comente, questione, critique.
Terei muito prazer em recebê-lo.
Thanks for the comment. Feel free to comment, ask questions or criticize. A great day and a great week!

Nenhum comentário:

ITANHAÉM, MEU PARAÍSO

ITANHAÉM, MEU PARAÍSO
Se você pudesse escolher um lugar no mundo para viver, qual seria?

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

Arquivo do blog